EXERCÍCIOS DE CLIMATOLOGIA RESOLVIDOS

CLIMATOLOGIA

Questão 01

Os gráfico abaixo demonstram o comportamento térmico e pluvial de das localidades do Brasil:

Baseie-se neles e faça o que se pede abaixo:

a) indique os tipos climáticos a que se referem.

b) explique o comportamento térmico e pluvial nas duas localidades, estabelecendo
comparações entre elas.

Questão 02

Os sistemas atmosféricos e seus deslocamentos são de fundamental importância para a explicação da dinâmica do tempo e dos climas na superfície terrestre. O anticiclone migratório polar, mais vigoroso no inverno, afeta o território brasileiro com sua linha de descontinuidade frontal (Frente Polar), provocando alterações no comportamento do tempo meteorológico.

Questão 03

Analise os dois climogramas, referentes a duas cidades brasileiras, e responda.

a) Como seria o clima em cada uma dessas localidades e a qual área ou região do país cada um deles corresponde?

b) Qual seria a vegetação típica dessa área com o climograma 1? E a correspondente ao climograma 2?

Questão 04

A partir da análise do mapa, aliada aos conhecimentos acerca dos tipos climáticos brasileiros, é correto afirmar:

01. A elevada pluviosidade, sobretudo na porção ocidental da área abrangida pelo tipo climático A, se deve à ação da Massa Equatorial Atlântica.

02. As menores amplitudes térmicas do país são verificadas em B, em razão do efeito da continentalidade e das baixas altitudes.

03. As elevadas temperaturas, em C, podem ser atribuídas, exclusivamente, à irregularidade da atuação das massas de ar úmidas na região.

04. O período chuvoso, em D, ocorre no inverno, e o tipo de precipitação correspondente são as chuvas frontais, devido à penetração da Massa Polar Atlântica.

05. O fenômeno da friagem ocorre em E durante o inverno, sendo responsável pela queda brusca da temperatura, que pode atingir 6ºC.

Questão 05

Um climograma é um diagrama formado pela superposição das quantidades mensais de chuva e da temperatura média ao longo dos meses do ano. Analise o climograma a seguir, e identifique a que clima brasileiro pertence:

a) Equatorial.

b) Subtropical.

c) Tropical.

d) Semi-árido.

e) Tropical de altitude.

Questão 06

Os climas indicados com os números 1, 2 e 3 são, respectivamente,

a) tropical de altitude, equatorial e tropical litorâneo.

b) tropical litorâneo, subtropical e tropical de altitude.

c) tropical semiárido, tropical de altitude e subtropical.

d) tropical tradicional, tropical continental e subtropical.

e) tropical oceânico, tropical continental e tropical de altitude.

Questão 07

De acordo com a atuação das massas de ar, pode-se dividir o território brasileiro em cinco principais tipos climáticos, conforme a classificação de A. Strahler. Observe o mapa e analise as afirmativas relacionadas ao clima equatorial no território brasileiro.

I. O clima equatorial úmido apresenta a convergência dos alísios e abrange a chamada Amazônia brasileira, sendo dominado pela mEc praticamente em toda a sua extensão.

II. Embora as massas de ar continentais sejam normalmente secas, a mEc é úmida por localizar-se sobre a Amazônia, que fornece umidade pela evapotranspiração dos vegetais e a contribuição do vapor dos rios caudalosos.

III. A Amazônia é uma região de calmarias causada pelo encontro dos ventos alísios do hemisfério Norte com os do hemisfério Sul. As precipitações que ocorrem são, em sua maioria, chuvas de convecção.

IV. O clima equatorial que predomina na Amazônia é quente e úmido, as médias térmicas mensais variam entre 24°C a 34°C, portanto há uma grande amplitude térmica, exceto quando ocorre o fenômeno da friagem.

Estão CORRETAS as afi rmativas contidas em:

a) II e IV, apenas

b) I e III, apenas

c) I, II e IV, apenas

d) I, II e III, apenas

e) I, II, III e IV

Questão 08

Os sistemas atmosféricos são componentes da atmosfera. Eles proporcionam uma dinâmica que interage com todos os elementos que a compõem. Além dos fatores climáticos, eles são responsáveis pela consolidação do tempo (Condição temporária do clima) e dos climas (Condição atmosférica perene ou que possui uma mesma composição climática ao longo de várias décadas e não se altera rapidamente). Os componentes são: Massas de ar e as Frentes.

A análise do mapa e os conhecimentos sobre essa temática permitem afirmar:

a) A massa de ar identificada por 5 é responsável pela queda acentuada da temperatura na Amazônia Oriental nos meses de inverno, caracterizando a friagem.

b) A massa de ar identificada por 4 provoca chuvas torrenciais durante todo o verão, sobretudo na região sudeste do Brasil.

c) A massa de ar identificada por 2 apresenta-se quente e úmida, sendo responsável por chuvas na região central do Brasil, principalmente no verão.

d) A massa de ar identificada por 1 é responsável por elevado índice pluviométrico no bioma da caatinga durante o verão.

e) A massa de ar identificada por 3 provoca queda acentuada da temperatura no inverno da região Sudeste do Brasil.

Questão 09

O elemento mais importante para explicar as mudanças no comportamento dos fenômenos atmosféricos são as massas de ar.

No mapa a seguir estão as cinco massas de ar que atuam no território brasileiro.

Assinale a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE a massa de ar representada pela letra C.

a) É fria e úmida, atua no Brasil na forma de frente fria, provocando chuvas e declínio de temperatura.

b) É quente e úmida, exerce grande influência sobre a parte litorânea do Brasil, atuando do Nordeste até o Sul.

c) É quente e úmida, é a única massa continental úmida do globo que se localiza acima dos continentes, deslocando-se dos oceanos.

d) É quente e seca, abrange uma área bastante limitada, mesmo considerando que se desloca do oceano.

e) É quente e úmida, tem seu centro de origem no oceano Atlântico, atuando do Equador ao Trópico de Capricórnio, provocando grandes nevoeiros.

Questão 10

No Brasil existe uma significativa diversidade climática com áreas mais quentes, outras mais frias, umas mais secas e outras mais úmidas. Considerando a diversidade de climas no Brasil, analise as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Na região equatorial encontra-se uma faixa de latitude que engloba a região Amazônica e a região Nordeste, que apresentam clima chuvoso e semiárido respectivamente.

( ) Na região central do Brasil e na região Sudeste, há uma bem definida estação seca e outra chuvosa.

( ) No inverno, algumas frentes frias podem atuar no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil.

( ) No Brasil não ocorrem interferências nos sistemas de tempo provocadas pela topografia.

A sequência correta, de cima para baixo, é

a) V, F, F, V.

b) F, F, V, F.

c) V, V, V, F.

d) F, V, F, V.

Questão 11

A percepção da Amazônia, no Brasil e no mundo, é a da paisagem da floresta. Uma idei pronta, baseada na magnitude de sua natureza. A esse respeito, analise as afirmações a
seguir.

I. A imagem recorrente da Amazônia a divulga como espaço de domínio da floresta equatorial, imbricada a elementos como o clima e a hidrografia.

II. A concepção predominante da Amazônia privilegia o quadro natural anterior à presença do homem e tende a desconsiderar seus processos históricos e suas identidades culturais.

III. A ideia difundida da Amazônia como reservatório natural está relacionada aos interesses existentes na exploração de sua biodiversidade.

Está correto o que se afirma em;

a) I, II e III.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) I e II, apenas.

e) II e III, apenas.

GABARITO:

1) 
a) Uaupés – Clima Equatorial úmido
São Gabriel – Clima Subtropical úmido

b) Uaupés (AM) apresenta baixa amplitude térmica (entre 24 e 26ºC), com pequeno resfriamento no inverno, enquanto São Gabriel (RS) encontra-se individualizada por grande amplitude térmica (máximas no verão e primavera, e mínimas no inverno). Quanto á pluviosidade, tanto Uaupés quanto São Gabriel apresentam chuvas bem
distribuídas durante o ano, só que, em Uaupés, as máximas mensais atingem até 350 mm, dando totais anuais mais elevados que a cidade meridional. Na cidade se São Gabriel, as máximas mensais atingem 160 mm, e o total anual é bem menor do que em Uaupés. Tais diferenças são explicadas pela posição latitudinal e pela atuação das massas de ar: na região Amazônica há o encontro dos alísios do hemisfério norte como os alísios do hemisfério sul, e a maior parte das chuvas que aí ocorrem são chuvas de convecção, ou seja, resultantes do movimento ascendente do ar quente, carregado de umidade. Já na região sul, predomina a massa Tropical Atlântica, que provoca chuvas abundantes, principalmente no verão. No inverno, é frequente a penetração da frente polar, que dá origem a chuvas frontais. Daí a ocorrência de chuvas durante todas as estações do ano, na cidade de São Gabriel.

2) Gab:

3) Gab:

a) O climograma 1 corresponde ao clima equatorial, predominante na região amazônica e que se caracteriza por uma baixa amplitude térmica anual, elevadas médias térmicas, elevado índice pluviométrico anual, sem um período de estiagem marcado. O climograma 2 corresponde ao clima tropical, predominante no domínio do cerrado, Pantanal e da mata Atlântica, que se caracteriza por apresentar duas estações bem marcadas: primavera-verão (úmido) e outono-inverno (seco).

b) No climograma 1, a floresta equatorial e, no climograma 2, principalmente o cerrado.

4) Gab: 04

5) Gab: B

6) Gab: E

7) Gab: D

8) Gab: C

9) Gab: B

10) Gab: C

11) Gab: A

Deixe um comentário