EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DE BIOLOGIA – DIGESTÃO

DIGESTÃO

1.  Os animais obtêm alimento de muitas maneiras, segundo a sua complexidade e o meio em que vivem e dependem da ocorrência do processo de digestão para que os alimentos se tornem úteis. Com base nesse processo nos diferentes organismos, é correto afirmar que:

01. a digestão pode ser tanto intra como extracelular, sendo que a intracelular é considerada como uma adaptação evolutiva vantajosa, por reduzir grandes massas de alimento para uso celular;

02. de modo geral, os alimentos podem ser líquidos ou sólidos e a maioria pertence a três principais grupos de compostos orgânicos, que incluem carboidratos, lipídeos e proteínas;

04. no homem, a digestão não começa na boca porque a enzima digestiva – a amilase, secretada pelas glândulas salivares, não possui ação sobre os alimentos;

08. no homem, o intestino grosso é a principal zona de absorção dos alimentos, enquanto o intestino delgado serve para coletar o material não digerido;

16. no homem, o fígado, que secreta a bile, essencial para a digestão de gordura, é componente do trato digestivo e o pâncreas, que secreta suco pancreático, não tem função na digestão dos alimentos;

32. as gorduras, da mesma maneira que os carboidratos, são fontes de energia para os organismos e sua digestão consiste na quebra em ácidos graxos e glicerol;

64. no estômago do homem, as células dos tecidos das paredes internas secretam vários tipos de fluídos, entre os quais pepsina e ácido clorídrico.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

 

2. As vitaminas foram descobertas há cerca de 100 anos e, a partir dos anos 80, invadiram as prateleiras das farmácias, na forma de suplementos vitamínicos, com dosagens acima das recomendadas pelas organizações de saúde, o que ainda hoje gera muita discussão sobre os benefícios ou malefícios que esse “banho” de vitaminas pode acarretar ao organismo. Contudo é relevante saber a importância das mesmas para a saúde e de quais fontes alimentícias podemos obtê-las.

Considere o quadro abaixo;

Assinale a alternativa que preenche corretamente o quadro acima, substituindo, respectivamente, os números 1, 2, 3, 4 e 5 pelos sintomas causados devido à carência de cada vitamina no organismo.

a) cegueira noturna, hemorragias, escorbuto, raquitismo e disfunção do sistema nervoso;

b) escorbuto; cegueira noturna, raquitismo, disfunção do sistema nervoso e hemorragias;

c) cegueira noturna, raquitismo, hemorragias, escorbuto e disfunção do sistema nervoso;

d) disfunção do sistema nervoso, raquitismo, escorbuto, cegueira noturna e hemorragias;

e) cegueira noturna, disfunção do sistema nervoso, escorbuto, raquitismo e hemorragias.

 

 

3. Julgue as alternativas.

( ) Nutrição é a incorporação de novos materiais estruturais e energéticos ao patrimônio celular e orgânico do indivíduo.

( ) As enzimas de ação intestinal exigem pH ácido para a sua atuação. Por isso, o pH intestinal é, frequentemente, entre 7.8 e 8.2

( ) Os aminoácidos, glicose, ácidos graxos e monoglicerídeos são absorvidos pelo epitélio intestinal por difusão simples.

( ) A celulose é degradada por ação direta de enzimas secretadas por glândulas presentes na mucosa dos primeiros estômagos, rúmen e retículo.

( ) Nos espongiários, o alimento penetra na cavidade gastrovascular e é recolhido por células chamadas coanócitos, que realizam grande parte da digestão.

 

 

4.

Nas figuras acima estão representadas a hidrólise completa dos carboidratos (fig.a) e das proteínas (fig. b). Com base nas figuras, não se pode afirmar:

a) As enzimas digestivas atuam na boca, no estômago e no intestino delgado.

b) A digestão das proteínas ocorre inicialmente no estômago e completa-se no intestino delgado.

c) Na digestão dos carboidratos, a ação da ptialina que ocorre na boca, é suficiente para quebrar totalmente a molécula de amido em glicose.

d) A hidrólise completa dos carboidratos e das proteínas ocorre em etapas sucessivas e resultam em monossacarídeos e em aminoácidos, respectivamente.

 

 

5.  Os leucoplastos evoluíram, para armazenar amido, porque as plantas:

a) passaram a usar glicose resultante da degradação de frutose;

b) necessitavam de organelas capazes de realizar fotossíntese;

c) eram desprovidas de organelas capazes de acumular lipídios;

d) precisavam manter reservas energéticas para suas atividades metabólicas.

 

 

6.  Relacione as funções digestivas da coluna da direita com os respectivos órgãos da coluna da esquerda.

1. Estômago

2. Pâncreas

3. Baço

4. Intestino delgado

5. Fígado

( ) secreção de bile e bicarbonato;

( ) absorção de nutrientes;

( ) digestão de proteínas;

( ) secreção de enzimas digestivas.

A seqüência numérica correta, de cima para baixo, na coluna da direita, é:

a) 5 – 4 –1 – 2

b) 2 – 1 – 5 – 3

c) 1 – 4 – 3 – 5

d) 5 – 3 – 1 – 4

e) 4 – 2 – 3 – 1

 

 

7.  Um técnico de laboratório colocou separadamente, em seis tubos de ensaio, soluções de amido e soluções de proteína, juntamente com suas respectivas enzimas digestivas. As soluções apresentavam diferentes índices de pH e diferentes temperaturas, de acordo com a tabela seguinte.

Passados alguns minutos, observou-se a ocorrência do processo disgetivo. A digestão do amido e a digestão da proteína ocorreram, respectivamente, nos tubos;

a) I e III.

b) IV e VI.

c) II e IV.

d) IV e V.

e) III e IV.

 

 

8.Os alimentos necessitam ser quebrados mecanicamente em partes menores e submetidos à digestão enzimática antes de serem absorvidos. Um indivíduo que apresenta problemas na produção salivar terá seu processo digestório prejudicado, afetando, em particular, a digestão do(a) …………… . No entanto, como a enzima …………… , além de ser
produzida pelas glândulas salivares é também produzida pelo(a) …………… , a digestão desse nutriente não será de todo prejudicada. Assinale a alternativa que mostra as palavras que completam corretamente o texto acima, na ordem citada.

a) lactose – lactase – estômago

b) amido – celulase – intestino delgado

c) amido – amilase – pâncreas

d) sacarose – sacarase – intestino delgado

e) lactose – lactase – pâncreas

 

 

9.  Descreva um experimento para determinar o pH ótimo de ação de uma protease na digestão da clara do ovo e indique um teste que permita verificar a ocorrência da digestão.

 

 

10.  Certa enzima, retirada de um órgão do aparelho digestivo de um mamífero, foi distribuída igualmente em 5 tubos de ensaio, mantidos a 37ºC, como indicado na tabela abaixo:

Após 10 horas, observou-se a digestão apenas no tubo II. Com base nessas informações, é possível concluir que a enzima utilizada e o órgão de onde foi retirada são, respectivamente:

a) tripsina e intestino;

b) ptialina e boca;

c) pepsina e estômago;

d) maltase e estômago;

e) amilase pancreática e intestino.

GABARITO:

1. 02 + 32 + 64 = 98

2. e

3. V – F – F – F – V

4. c

5. d

6. a

7. c

8. c

9. Pode-se realizar um experimento da seguinte forma:

• Vários tubos de ensaio contendo clara de ovo e enzima protease, cada qual com valor diferente de pH. Por exemplo, 14 tubos com pH variando de 1 a 14.
• Os produtos da digestão da proteína, os aminoácidos podem ser detectados através de um indicador, por exemplo, a ninhidrina, que é incolor, porém, na presença de aminoácidos torna-se azul-violáceo.
• Assim, no tubo onde houver maior digestão de proteínas (azul-violáceo mais intenso), podemos facilmente saber o pH ótimo para a sua digestão.

10. c

Deixe um comentário