EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DE BIOLOGIA – TECIDOS

TECIDOS

1. U.E. Norte Fluminense-RJ O esquema abaixo representa a mucosa — constituída de epitélio estratificado pavimentoso e tecido conjuntivo — encontrada, por exemplo, na boca.

a) Cite uma das funções básicas do epitélio estratificado pavimentoso.

b) Indique como o tecido epitelial, que não possui vasos, obtém sua nutrição e oxigenação.

2. Sabe-se que uma característica importante dos seres pluricelulares é a divisão de trabalho entre suas células. Essas células se reúnem e formam diversos tecidos que vão desempenhar, assim, funções bem específicas. Considerando a afirmativa acima, identifique a que tecido pertencem os tipos de células abaixo relacionados, citando a sua principal
função.

a) Macrófago —
b) Osteoclasto —

3. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A epiderme humana tem vários estratos ou camadas. No limite com a derme fica o estrato germinativo, cujas células estão em contínuas mitoses.

II. Entre as células do estrato basal ou germinativo da epiderme humana, se infiltram células especiais, muito ramificadas, os melanócitos, produtores de melanina, o pigmento que dá cor à pele.

III. Na hipoderme humana, a região mais profunda da derme, fica o tecido adiposo subcutâneo, uma camada de gordura cuja espessura depende da parte do corpo e do estado de nutrição da pessoa.

IV. A camada superficial da epiderme humana é cornificada. Abaixo do estrato germinativo as células parenquimáticas estão em contínuas meioses.

a) I, II e III são corretas.

b) Apenas I e III estão corretas.

c) I, II e IV são corretas.

d) Somente a II está correta

4. O esquema a seguir representa alguns tecidos encontrados no corpo humano. Um deles, no entanto, não está adequado ao local.

Identifique o tecido esquematizado de forma inadequada ao local relacionado e justifique sua resposta.

Utilize o texto abaixo para responder às questões de números 5 e 6.

Atualmente, um grande esforço tem sido feito por diversos centros de pesquisa e de tratamento de pessoas queimadas para produzir grandes áreas de pele, do próprio indivíduo, que possam recobrir imediatamente áreas destruídas.

5. Sabe-se que a infecção bacteriana é uma das causas de óbito nos indivíduos que sofreram queimaduras em grandes extensões do corpo.

Cite uma substância das células superficiais do epitélio e uma característica do tecido conjuntivo que auxiliam na proteção contra infecções bacterianas.

6.  Explique a vantagem de se utilizar a pele do próprio indivíduo para recobrir as áreas destruídas, ao invés de serem utilizados enxertos de pele de outras pessoas.

7. OBESIDADE

Proteína facilita a absorção de gorduras

A proteína FATP4, que tem um papel importante na absorção da gordura pelo organismo, se presente em nível elevado nas células que revestem pequenas saliências vasculares do intestino delgado e responsáveis pelo transporte dos ácidos graxos dentro do corpo, leva à obesidade, um problema de saúde…
(Jornal do Brasil, 24/09/99)

As pequenas saliências vasculares no intestino delgado mencionadas acima consistem na seguinte estrutura e respectiva constituição:

a) glândulas – epitélio e membrana basal

b) vilosidades – epitélio e tecido conjuntivo

c) evaginações – paredes de vasos sangüíneos e linfáticos

d) microvilosidades – membrana plasmática e microtúbulos

8. UERJ
DROGA ANTICÂNCER É TESTADA COM SUCESSO
“Os cientistas Hong Li e He Lu usaram angiostatina, endostatina e a proteína uroquinase geneticamente modificada. Esta última acelera a angiogênese (desenvolvimento de vasos que alimentam as células), mas com a manipulação do gene da proteína, foi possível obter o efeito inverso: a fabricação de uma molécula que bloqueia o tumor.”
(O Globo, 15/08/98)

A ação normal da uroquinase de acelerar a angiogênese se exerce, primordialmente, sobre as seguintes células:

a) musculares

b) endoteliais

c) leucocitárias

d) fibroblásticas

9. U.F. Viçosa-MG Pode-se dizer que os folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma) originarão tecidos bem definidos nos períodos pós-embrionários. Qual dos tecidos relacionados abaixo pode originar-se a partir dos três folhetos?

a) Conjuntivo.

b) Ósseo.

c) Epitelial.

d) Muscular.

e) Nervoso.

10. U. Santa Úrsula-RJ Assinalar a alternativa que apresenta os tecidos cujas características principais são: grande quantidade de substância intercelular e mesma origem embrionária:

a) tecido epitelial e tecido nervoso

b) tecido ósseo e tecido conjuntivo pp/ dito

c) tecido muscular e tecido conjuntivo

d) tecido epitelial e tecido sangüíneo

e) tecido cartilaginoso e tecido nervoso

11. UFR-RJ São tecidos originados do mesoderma:

a) cartilaginoso, epidérmico, muscular e nervoso.

b) sangüíneo, ósseo, cartilaginoso e muscular.

c) nervoso, muscular, epidérmico e sangüíneo.

d) muscular, ósseo, cartilaginoso e epidérmico.

e) epidérmico, nervoso, sangüíneo e ósseo.

12. O desabamento do craque
“O mundo pergunta como Ronaldo voltará ao futebol depois da tragédia de Roma, que olevou a operar o joelho direito pela segunda vez em cinco meses”.

Adaptado da Revista Época nº 100 ano II abril 2000, p. 171

O jogador Ronaldo, do Inter de Milão e da Seleção Brasileira, sofreu uma lesão no tendão que liga a rótula (patela) ao osso denominado tíbia, conforme figura ao lado.

O tendão patelar é formado por;

a) fibras elásticas e fibras colágenas orientadas.

b) fibras colágenas orientadas.

c) fibras reticulares e fibras colágenas.

d) fibras elásticas orientadas.

e) fibras colágenas e fibras musculares.

GABARITO:

1. a) Uma dentre as funções:
• revestir internamente cavidades do corpo;
• proteger contra atrito ou contra a penetração de organismo estranhos.

b) Por difusão, a partir dos vasos do tecido conjuntivo, que está localizado abaixo do epitélio; ou a partir do tecido conjuntivo logo abaixo dele.

 

2. a) Macrófago = pertencem ao tecido conjuntivo e sua principal função é a fagocitose (defesa).

b) Osteoclasto = pertencem ao tecido ósseo e sua principal função é a reabsorção (ou remodelação) óssea.

 

3. A

 

4. Epitélio intestinal, pois esse tecido é formado por células epiteliais cilíndricas com vilosidades, e não por células pavimentosas, como no esquema.

 

5. As células superficiais do epitélio possuem queratina e o tecido conjuntivo apresentam células do sistema de defesa do organismo.

6. A pele do próprio indivíduo evita a rejeição imunológica do enxerto.

7. B

8. B

9. B

10.B

11.B

12.B

Deixe um comentário