QUESTÕES RESOLVIDAS DE HISTÓRIA PARA O ENEM E VESTIBULARES – IV

HISTÓRIA PARA O ENEM E VESTIBULARES – IV

Questão 01

Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então,
a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

(Silveira. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 – adaptado)

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a):

A) ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.

B) desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.

C) morte de milhões de soldados nos Combates a Segunda Guerra Mundial.

D) execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas

E) lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.

Questão 02

(KOUTSOUKOS, S. S. M. Amas mercenárias: o discurso dos doutores em medicina e os retratos de amas – Brasil, segunda metade do século XIX. História, Ciência, Saúde-Manguinhos, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org. Acesso em: 8 maio 2013)

A fotografia, datada de 1860, é um indício da cultura escravista no Brasil, ao expressar a:

A) ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores.

B) integração dos escravos aos Valores das classes médias cultivando a família como pilar da sociedade imperial.

C) melhoria das condições de vida dos escravos observada pela roupa luxuosa, associando o trabalho doméstico a privilégios para os cativos.

D) esfera da vida privada, centralizando a figura feminina para afirmar o trabalho da mulher na educação letrada dos infantes.

E) distinção étnica entre senhores e escravos demarcando a convivência entre estratos sociais no meio para superar a mestiçagem.

Questão 03

Durante o Estado novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.

(CAPELATO, M. H. Propaganda politica e controle dos meios de Comunicação. In: PAMDOLFI, D. (Org.)
Repensando o Estado Novo. Rio de J.: FGV, 1999) O Controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava:

A) conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.

B) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.

C) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil

D) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil

E) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.

Questão 04
Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular. Porque há dois “queremos”: o “queremos” dos que querem ver se continuam nas posições e o “queremos” popular… Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É Cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é “à moda da casa”.

(A Democracia. 16 set, 1945, apud GOMES, A. C. D’ARAÚJO, M. C. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Ática, 1989)

O movimento político mencionado no texto caracterizou-se por:

A) reclamar a participação das agremiações partidárias.

B) apoiar a permanência da ditadura estadonovista.

C) demandar a confirmação dos direitos trabalhistas.

D) reivindicar a transição constitucional sob influência do governante.

E) resgatar a representatividade dos sindicatos sob controle social.

Questão 05

Mas era sobretudo a lã que os compradores, vindos da Flandres ou da Itália, procuravam por toda a parte. Para satisfazê-los, as raças foram melhoradas através do aumento progressivo das suas dimensões. Esse crescimento prosseguiu durante todo o século XIII, e as abadias daOrdem de Cister, onde eram utilizados os métodos mais racionais de criação de gado, desempenharam certamente um papel determinante nesse aperfeiçoamento.

(DUBYG. Economia rural e vida no campo no Ocidente medieval Lisboa: Estampa, 1987 – adaptado)

O texto aponta para a relação entre aperfeiçoamento da atividade pastoril e avanço técnico na Europa Ocidental feudal, que resultou do(a):

A) crescimento do trabalho escravo.

B) desenvolvimento da vida urbana.

C) padronização dos impostos locais.

D) uniformização do processo produtivo.

E) desconcentração da estrutura fundiária.

Questão 06

No período anterior ao golpe militar de 1964, os documentos episcopais indicavam para os bispos que o desenvolvimento econômico, e claramente o desenvolvimento capitalista, orientando-se no sentido da justa distribuição da riqueza, resolveria o problema da miséria rural e, consequentemente, suprimiria a possibilidade do proselitismo e da expansão comunista entre os camponeses. Foi nesse sentido que o golpe de Estado, de 31 de março de 1964, foi acolhido pela Igreja.

(MARTINS, J. S. A política do Brasil: lúmpen e místico. São Paulo: Contexto, 2011 – adaptado)

Em que pesem as divergências no interior do clero após a instalação da ditadura civil-militar, o posicionamento mencionado no texto fundamentou-se no entendimento da hierarquia católica de que o(a):

A) luta de classes é estimulada pelo livre mercado.

B) poder oligárquico é limitado pela ação do Exército.

C) doutrina Cristã é beneficiada pelo atraso do interior

D) espaço político é dominado pelo interesse empresarial.

E) manipulação ideológica é favorecida pela privação.

Questão 07

O instituto popular, de acordo com o exame da razão, fez da figura do alferes Xavier o principal dos inconfidentes, e colocou os seus parceiros a meia ração de glória. Merecem, decerto, a nossa estima aqueles outros; eram patriotas. Mas o que se ofereceu a carregar com os pecadores de Israel, o que chorou de alegria quando viu comutada a pena de morte dos seus companheiros, pena que só ia ser executada nele, o enforcado, o esquartejado, o decapitado, esse tem de receber o prêmio na proporção do martírio, e ganhar por todos, visto que pagou por todos.

(ASSIS, M. Gazeta de Notícias, n. 114, 24 ab. 1892)

No processo de transição para a República, a narrativa machadiana sobre a Inconfidência Mineira associa:

A) redenção cristã e cultura cívica.

B) veneração aos santos e radicalismo militar

C) apologia aos protestantes e culto Ufanista.

D) tradição messiânica e tendência regionalista.

E) representação eclesiástica e dogmatismo ideológico.

Questão 08

Nos primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela legalização. Vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular direitos perante as Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo.

(FAUSTO, B. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado, 2002 – adaptado)

No contexto histórico retratado pelo texto, a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada:

A) pelas benesses sociais do getulismo.

B) por um diálogo democraticamente constituído.

C) por uma legislação construída consensualmente.

D) pelo reconhecimento de diferentes ideologias políticas.

E) pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado.

Questão 09

Mas a Primeira Guerra Mundial foi seguida por um tipo de colapso verdadeiramente mundial, sentido pelo menos em todos os lugares em que homens e mulheres se envolviam ou faziam uso de transações impessoais de mercado. Na verdade, mesmo os orgulhosos EUA, longe de serem um porto seguro das convulsões de continentes menos afortunados, se tornaram o epicentro deste que foi o maior terremoto global medido na escala Richter dos historiadores econômicos — a Grande Depressão do entreguerras.

(HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Cia. das Letras, 1995)

A Grande Depressão econômica que se abateu nos EUA e se alastrou pelo mundo capitalista deveu-se ao(à):

A) produção industrial norte-americana, ocasionada por uma falsa perspectiva de crescimento econômico pós-Primeira Guerra Mundial.

B) vitória alemã na Primeira Grande Guerra e, consequentemente, sua capacidade de competição econômica com os empresários norteamericanos.

C) desencadeamento da Revolução Russa de1917 e a formação de um novo bloco econômico, capaz de competir com a economia capitalista.

D) Guerra Fria, que caracterizou o período de entreguerras, provocando insegurança e crises econômicas no mundo.

E) tomada de medidas econômicas pelo presidente norte-americano Roosevelt, conhecidas como New Deal, que levaram à crise econômica no mundo.

Questão 10

O movimento abolicionista, que levou à libertação dos escravos pela Lei Áurea em 13 de maiode 1888, foi a primeira campanha de dimensões nacionais com participação popular. Nunca antes tantos brasileiros se haviam mobilizado de forma tão intensa por uma causa comum, nem mesmo durante a Guerra do Paraguai. Envolvendo todas as regiões e classes sociais, carregou multidões a comícios e manifestações públicas e mudou de forma dramática as relações políticas e sociais que até então vigoravam no país.

(GOMES, L. 1889. São Paulo: Globo, 2013 )

O movimento social citado teve como seu principal veículo de propagação o(a):

A) imprensa escrita.

B) oficialato militar.

C) corte palaciana.

D) clero católico.

E) câmara de representantes.

GABARITO:

01 – D

02 – A

03 – A

04 – D

05 – B

06 – E

07 – A

08 – E

09 – A

10 – A

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